Do cabimento dos meios consensuais de solução de conflitos para a promoção do turismo no Brasil
Keywords:
Consenso, Diálogo, Mediação, Desenvolvimento, TurismoAbstract
A adoção de meios consensuais de solução de conflitos (MSCS) para promover a atividade turística pode ser mais um argumento convincente que atende a duas finalidades simultâneas: ampliar o uso e a consolidação desses métodos e promover o turismo no Brasil. Com base nessa premissa e na sinergia entre princípios, fundamentos e objetivos, o trabalho pretende analisar o papel e a utilidade dos meios consensuais de solução de conflitos (negociação, conciliação, mediação, facilitação de diálogos, os comitês de resolução de controvérsias, entre outros), recomendando-os em quaisquer fases dos empreendimentos turísticos (concepção, viabilidade, operação, extinção) com vistas à otimização garantida de resultados. Para tal, adotou-se uma metodologia de cunho analítico-indutiva, amparada em pesquisa bibliográfica, relato de caso e na experiência profissional da autora.
Downloads
Published
Issue
Section
License
No royalties or other compensation shall be due for the publication of the works.
The opinions expressed by the authors of the articles and reviews are their sole responsibility.