Do cabimento dos meios consensuais de solução de conflitos para a promoção do turismo no Brasil

Autores

  • Maria Constança Leahy Madureira

Palavras-chave:

Consenso, Diálogo, Mediação, Desenvolvimento, Turismo

Resumo

A adoção de meios consensuais de solução de conflitos (MSCS) para promover a atividade turística pode ser mais um argumento convincente que atende a duas finalidades simultâneas: ampliar o uso e a consolidação desses métodos e promover o turismo no Brasil. Com base nessa premissa e na sinergia entre princípios, fundamentos e objetivos, o trabalho pretende analisar o papel e a utilidade dos meios consensuais de solução de conflitos (negociação, conciliação, mediação, facilitação de diálogos, os comitês de resolução de controvérsias, entre outros), recomendando-os em quaisquer fases dos empreendimentos turísticos (concepção, viabilidade, operação, extinção) com vistas à otimização garantida de resultados. Para tal, adotou-se uma metodologia de cunho analítico-indutiva, amparada em pesquisa bibliográfica, relato de caso e na experiência profissional da autora.

Biografia Autor

Maria Constança Leahy Madureira

Mediadora capacitada pelo Instituto Mediare (RJ). Advogada. Professora. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Candido Mendes – UCAM (RJ). Coordenadora do Núcleo de Meios Consensuais de Solução de Conflitos (NMCSC) da Universidade Candido Mendes – UCAM (RJ), campus Ipanema. Professora no MBA de Gestão de Serviços, Ênfase em Hotelaria, da Faculdade de Turismo da Universidade Federal Fluminense – UFF(RJ). Palestrante e Professora visitante na Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), IBMEC e UnIrio (RJ). E-mail: mconstanca.madureira@gmail.com

Publicado

2022-12-15

Edição

Secção

Artigos