O afeto nos métodos de solução de controvérsias

Autores

  • Celia Caiuby
  • Andrea Maia

Palavras-chave:

Afeto, Tomada de decisão, Adequação, Métodos de Solução de Controvérsias

Resumo

O artigo aborda o afeto sob o seu aspecto filosófico, propondo uma reflexão racional sobre as percepções individuais de cada parte envolvida em um conflito para analisar de que forma essa afetação influencia os métodos de solução de controvérsias. Avalia as mudanças de concepção de mundo sob a ótica de Thomas S. Kuhn, segundo a qual apesar do mundo, no sentido de universo material ser o mesmo desde sempre, as visões e concepções de mundo mudam de acordo com a sociedade que o habita naquele determinado momento. Prossegue considerando como as crenças e a capacidade imaginativa foram determinantes para a formação da sociedade humana e como as emoções influenciam as tomadas de decisão. Ao considerar as tomadas de decisão como um processo mais emocional que racional, o artigo avança abordando a relação do afeto com os métodos de solução de controvérsias, aludindo os regimes de identificação propostos por Vladimir Safatle e o medo como afeto político, capaz de gerar um comportamento social paranoico e avesso à violência e ao risco para correlacionar todo esse contexto à importância da adequação do conflito ao ambiente/ método de solução de controvérsias para a eficiência das negociações.

Biografia do Autor

Celia Caiuby

Advogada colaborativa, mestranda em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais pela Escola Paulista de Direito, Vice-Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ; membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/ SP e da Comissão de Família e Tecnologia do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), coordenadora da Comissão de Tecnologia e Inovação do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC), membro da International Academy of Collaborative Professionals (IACP) e Research Specialist na Future Law. Endereço: Rua Casa do Ator, nº 435, apartamento 112, Vila Olímpia, São Paulo, CEP:04546-001, telefone: (21) 98106.0909.

Andrea Maia

Advogada, Mediadora , fundadora da Mediar360 e Vice-Presidente de Mediação do CBMA, especialista em Direito Empresarial. Mediadora Certificada pelo CAO – Compliance Advisor/Ombudsman – braço independente de resolução de controvérsias do Banco Mundial. Membro do Painel Global do CPR – International Institute for Conflict Prevention and Resolution. Membro do Conselho fiscal da AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs. Vice-Presidente de Mediação da Comissão de Designação de Mediadores da CIAM – Centro Internacional de Arbitraje de Madrid. Presidente do Comitê de Mediação da “International Bar Association” no biênio 2017-2018.Endereço: Rua Hélio Seelinger 155, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, CEP: 22640-040, telefone: (21) 98778.3698.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Edição

Seção

Artigos