Dos Congressos Ibero-Americanos de mediação policial

Autores

  • Patrícia Pacheco Rodrigues
  • Samantha Ribeiro Meyer-Pflug Marques

Palavras-chave:

Direito penal, Segurança Pública, Mediação policial

Resumo

O objeto de estudo da presente pesquisa foi a análise dos Congressos Ibero-americanos de Mediação Policial em Segurança Pública, com o objetivo principal de construir um cenário de reflexão sobre a mediação policial como mecanismo fundamental do serviço policial. A mediação policial é um trabalho no qual a polícia faz parte, mas não é o único participante. Traz alternativas ao sistema de justiça criminal que se tem apresentado na resolução de conflitos de forma insuficiente o que tem causado vulnerabilidade na proteção dos bens jurídicos. Os principais resultados com este estudo bibliográfico foram um modelo policial ponderado, com a transformação da comunidade e a construção da paz a partir das ações das forças policiais. Enfatizamos a prevenção, a polícia de proximidade e a prática policial de uma maneira diferente. Utilizamos a metodologia dedutiva e a pesquisa bibliográfica e documental, para demonstrar a integração dos órgãos públicos no enfrentamento à violência.

Biografias Autor

Patrícia Pacheco Rodrigues

Mestre em Direito pela UNINOVE; pós-graduada em Resolución de conflictos pela UCLM de Toledo – Espanha. Estudo e aplicação “Theory and tools of the Harvard negotiation project” pelo GNUSP/USP. Delegada de Polícia Civil em São Paulo. http://lattes.cnpq. br/5702557396011791.

Samantha Ribeiro Meyer-Pflug Marques

Doutora e Mestre em Direito pela PUC/SP. Professora do Programa de Mestrado em Direito da UNINOVE. Advogada. http://lattes.cnpq.br/4568093820920860

Publicado

2021-04-02

Edição

Secção

Artigos