O Regulamento de Arbitragem Esportiva do CBMA

Autores

  • Bichara Abidão Neto
  • Victor Eleuterio

Palavras-chave:

Direito desportivo, Arbitragem recursal, CNRD, CBMA

Resumo

Em 2016, a CBF instituiu um novo sistema de resolução de controvérsias no futebol brasileiro, mediante a criação da chamada Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), com competência para dirimir litígios sobre uma diversa gama de assuntos, desde trabalhistas e comerciais, até desportivos e disciplinares. Eleito para revisar as decisões da CNRD em grau de recurso, o CBMA foi buscar inspiração no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) – com sede na Suíça e que há mais de três décadas funciona como instância máxima do esporte no mundo – para elaborar um novo e moderno Regulamento de Arbitragem Esportiva, o primeiro de que se tem notícia no Brasil e um dos poucos no mundo a tratar exclusivamente sobre arbitragem em matéria de direito desportivo. Nesse contexto, o presente artigo analisará as origens do CAS e as principais peculiaridades de seu código, destrinchando de que maneira seu modelo foi adaptado à realidade e às necessidades do mercado brasileiro.

Biografia do Autor

Bichara Abidão Neto

Sócio do escritório Bichara e Motta Advogados. Árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo. Pós-Graduado em Direito Empresarial pelo IAG Master – PUC-Rio. Delegado da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ.

Victor Eleuterio

Advogado associado do escritório Bichara e Motta Advogados. Árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Mestre (LL.M) em Direito Desportivo Internacional pelo Instituto Superior de Derecho y Economia (ISDE), na Espanha. Delegado da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos